28 de fevereiro de 2011

Solenidade alusiva à Tomada de Monte Castelo - ANVFEB - Recife/PE - 2011


Enviada por Rigoberto de Souza Júnior - Secretário AD-hoc ANVFEB PE

No dia 21 de fevereiro de 2001, realizou-se as comemoreções aos  66 anos da Tomada de Monte Castelo, na cidade de Recife, no Pernambuco, no CPOR Recife, onde ocorreram palestras para o corpo de alunos e exposição de Material Histórico e Solenidade Militar na 7ª RM/&ª DE.

Fizeram-se presentes veteranos da Força Expedicionária Brasileira, militares e autoridades locais.








Galeria de Fotos








Related Posts with Thumbnails

23 de fevereiro de 2011

Livro resgatará a memória de veteranos da FEB


Livro homenageará socorrenses que ajudaram no esforço de guerra do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.

Derek Destito Vertino, autor de Da Glória ao Esquecimento: Os Socorrenses na Segunda Guerra Mundial - Resgatando a memória da cidade, procura com o livro, homenagear e contar a história de alguns daqueles bravos brasileiros que se enganjaram a favor do Brasil para vencer um inimigo opressor.

A iniciativa do jovem autor, que tem apenas 22 anos, e já licenciado em História e pós-graduado em História Militar, é admirável, pois busca trazer a conhecimento da sociedade uma parte importante da História do Brasil, que cada vez mais vem sendo respeitada, mas que ainda está longe do ideal. É este tipo de atitude e iniciativa que se devem reinar nos brasileiros, pois o descaso com os veteranos brasileiros da Segunda Guerra Mundial ainda impera.

O Portal Segunda Guerra deseja sucesso para o autor e seu trabalho, do qual o lançamento está previsto para a segunda quinzena de março de 2011.

Contato com o autor do livro:

derekdvertino@hotmail.com
derekdvertino@gmail.com
019 – 8126 9182
019 – 8170 9858Related Posts with Thumbnails

22 de fevereiro de 2011

9º BEC comemora a Tomada de Monte Castelo


No último dia 21 de fevereiro de 2011, o 9º BEC (Batalhão de Engenheiro e Combate) comemorou a 66º aniversário da Tomada de Monte Castelo, batalha travada pelas tropas da Força Expedicionária Brasileira durante a campanha da Itália, na Segunda Guerra Mundial.

Na cidade de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, nos domínios do 9º BEC, com a presença de veteranos da FEB, militares e autoridades, comemorou-se a vitória na batalha que arduamente as tropas febianas venceram depois de muito esforço.

A tomada aconteceu no dia 21 de fevereiro de 1945, contra um inimigo esperto, experiente e geograficamente melhor posicionado, a Força Expedicionária Brasileira foi incumbida de tomar o Monte Castelo, esse que fazia parte da cadeia de montes que formavam a linha alemã. Depois de algumas tentativas americanas, as tropas brasileiras tomaram o Monte Castelo em seu terceiro ataque, tendo muitas baixas, a FEB fincou a bandeira brasileira no monte.


Galeria de Fotos






Related Posts with Thumbnails