João Barone
Da Glória ao Esquecimento...

4 de setembro de 2010

Monumento Tenente Miguel Pereira, Passo Fundo - RS


No dia 13 de setembro de 2008, foi realizada, na cidade de Passo Fundo no Rio Grande do Sul, a inauguração do Monumento Tenente Miguel Pereira, em homenagem ao radiotelegrafista do Grupo-Rádio da 1ª Companhia, que pertencia a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE). Nascido em Passo Fundo - RS, embarcou no segundo escalão da FEB (Força Expedicionária Brasileira), rumo aos campos de batalha na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Lá, Miguel combateu a tirania e a opressão, assegurando a liberdade de pessoas desconhecidas e de seus compatriotas, mesmo após ao término da guerra, sendo ele quem comunicou todas as tropas brasileiras na Itália através do código morse da rendição incondicional da Alemanha Nazista, se sentiu no dever de cuidar e zelar pelos restos mortais de seus companheiros de batalha. O Tenente Miguel Pereira veio a falecer no dia 03 de fevereiro de 2003.

 Hoje quem cuida e resguarda o cemitério de Pistóia é o filho do Tenente Miguel Pereira, Mário Pereira, presente na inauguração do monumento juntamente de sua mãe e esposa de Miguel Pereira, Giuliana Meneghini Pereira.

O monumento localiza-se na Piazza Itália em Passo Fundo, na Av. 7 de Setembro com a rua XV de Novembro.

O Portal Segunda Guerra aproveita a oportunidade e deixa suas homenagens a um dos maiores heróis de guerra  do Brasil. O Tenente Miguel Pereira jamais morrerá, pois estará para sempre vivo em nossas memórias e corações.

Assista aos vídeos abaixo da inauguração do monumento:











Galeria de Fotos

  
                         

 Todas as fotos acima, fazem parte do Acervo Fotográfico do Portal Segunda Guerra

Sr. Paulo Dal Pont a esquerda,veteranos da FEB e Mário Pereira (Filho de Miguel Pereira)


Grupo de veteranos da FEB com a Sr. Giuliana, esposa de Miguel Pereira (ao centro), Brigadeiro e esposa e Mário Pereira (Filho de Miguel Pereira)



 

Monumento


Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

Unknown disse...

Muita saudade destes nossos heróis brasileiros