João Barone
Da Glória ao Esquecimento...

25 de setembro de 2010

O Herói de La Serra - 1º Tenente Apollo Miguel Rezk


A pedido de Tiago Teixeira Santos.

O 1º Tenente Apollo Miguel Rezk, foi um dos maiores heróis da FEB durante a Segunda Guerra Mundial, demonstrando sua bravura e coragem em situações de extremo perigo. Mostrando seu valor e sua dedicação ao Brasil, cujo defendeu de forma incomparável.
Nascido na cidade do Rio de Janeiro, no dia 09 de fevereiro de 1918, filho de Miguel Jorge Rezk, médico, Dentista e farmacêutico, e da Sra. Suraya Mussalli Rezk, ele do Líbano, e ela da Síria. Apollo sempre quis ingressar na carreira militar, porém, quando foi reprovado no teste de saúde da escola Militar do Realengo não pode seguir o que queria. Por essa razão, passou a estudar na escola Superior de comércio, onde se formou Perito-Contador. No ano de 1939, foi declarado pelo CPOR/RJ como Aspirante-a-oficial da Arma de Infantaria.

O Tenente Apollo embarcou para Itállia integrando a FEB (Força Expedicionária Brasileira) junto ao 2º Escalão, fez parte do 1º RI (1º Regimento de Infantaria), o Regimento Sampaio, participando de várias batalhas, com o objetivo de libertar e resguaradar pela Liberdade do povo italiano, então oprimido pelos regimes totalitários que o tirava os direitos.

Durante a batalha de Monte Castello, a 12 de dezembro de 1944, Apollo,a frente de seu pelotão, com bravura e coragem, sob forte resistência inimiga, conquistou uma importante posição alemã, por seu feito, foi agraciado com a medalha "Silver Star" a qual recebeu alto comando americano.

Na conquista de La Serra, a 24 de fevereiro de 1945, Apollo, demosntrou novamente sua dedicação a causa da Liberdade, onde, repetidamente comandando seu pelotão, sob fortíssima resistência inimiga e, atravessando um campo minado, conseguiu assegurar para as forças Aliadas, La Serra. Porém, ferido, durante o embate, suportou as precárias situações as quais se deparou. Repelindo ataques inimigos mesmo debilitado, e resistindo a várias metralhadoras que o cercavam. Além disso, causou aos inimigos severas baixas, e fez cinco prisioneiros. Já estando no hospital, o herói ouviu da rádio BBC de Londres, a seguinte notícia, "O Comando Aliado na Itália resolveu louvar um Oficial da Força Expedicionária Brasileira pelos seguintes motivos: cada ação em combate é um pretexto para evidenciar suas belas qualidades de soldado e sua excelência no comando do pelotão, conduzindo a sua tropa ao objetivo com o exemplo da sua própria coragem.".

Do governo do Brasil, Apollo recebeu, a Cruz de Combate de 1ª Classe, Medalha de Sangue do Brasil, Medalha de Guerra e a Medalha de Campanha. Já do governo americano, pela sua coragem e destaque em combate, recebeu a medalha Cruz de Serviços Notáveis, uma das mais importantes condecorações norte americans.

Após a guerra, o Herói de La Serra, seguiu a carreira militar, casando-se com a Sra. Ivette Antunes Rezk, com qual teve dois filhos. Apollo reformou-se do Exército Brasileiro como Major.

Apollo Miguel Rezk, veio a falecer no ano de 1999, sendo que o governo dos Estados Unidos enviou um representante, um oficial da Marinha, em função de o Major Rezk ter sido o combatente mais condecorado pelo governo americano dentre todos os pracinhas brasileiros.


Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: