28 de janeiro de 2011

Cabo João Fagundes Machado


Nome: João Fagundes Machado
Contingente: Força Expedicionária Brasileira
Id.: 1G-290064
Classe: 1918
Regimento: 6º Regimento de Infantaria
Escalão: 1º Escalão
Cidade Natal: São José dos Pinhais
Estado: Paraná
País: Brasil

Filho de Francisco Ferreira Machado e D. Francisca Alves Fagundes, o Cabo João Fagundes Machado integrou a FEB (Força Expedicionária Brasileira), embarcou para o Teatro de Operações do Mediterrâneo no dia 30 de junho de 1944 junto com o 1º Escalão Expedicionário do Brasil.

O Cabo Fagundes foi um dos bravos combatentes do Brasil mortos em combate, faleceu no dia 17 de novembro de 1944, em Marano, Itália.

Foi condecorado com com a Medalha Sangue do Brasil e com a Medalha Cruz de Combate de 1ª Classe. No decreto que lhe concedeu a última condecoração, lê-se: "Em uma ação de patrulha, na região de Esporão d'Africo, no dia 17.XI.1944, quando progredia , aproveitando da melhor maneira o terreno, deparou com uma posição defenmsiva inimiga e, com coragem e sangue-frio, lançou-se com a sua arma à luta, matando vários inimigos, sendo porém atingido por uma rajada de metralhadora que o vitimou, revelando bravura, destemor e espírito de abnegação".


Related Posts with Thumbnails

26 de janeiro de 2011

Vídeo - Exposição da Segunda Guerra Mundial - Acervo de Marcos Renault


Exposição de peças da Segunda Guerra Mundial, onde o pesquisador, colecionador, e atual Vice-Presidente da Associação Nacional de Veteranos da FEB - Seção Belo Horizonte/MG contribui com 30% de seu acervo. A exposição foi realizada em outubro de 2009.





Related Posts with Thumbnails

3 de janeiro de 2011

Livro - Diários de Guerra - Volume 1 - Anjos de Branco: O Serviço de Saúde da FEB na Itália Salvando Vidas (1944-1945)


Título: Diários de Guerra - Volume 1 - Anjos de Branco: O Serviço de Saúde da FEB na Itália Salvando Vidas (1944-1945)
Autor(a): Carmen Lúcia Rigoni
Editora: Progressiva

Sinopse:
Para os leitores que são apaixonados pela história esta  obra Diários de Guerra - Volume 1 - Anjos de Branco: O Serviço de Saúde da FEB na Itália Salvando Vidas (1944-1945) vai compor uma trilogia com outras publicações que brevemente vão estar disponibilizadas ao público interessado em conhecer melhor a participação brasileira na 2ª Guerra Mundial. Se o diário nº 1 trata com objetividade sobre o Serviço de Saúde da FEB durante a guerra, o diário nº 2 tratará da campanha dos combatentes brasileiros em território italiano, mostrando  momentos importantes da nossa participação no conflito mundial. Já o diário nº 3, vai marcar episódios ligados ao retorno dos combatentes ao Brasil. Já a presente obra, vai retratar a história dos 176 méidcos enviados para a guerra, os enfermeiros, homens e mulheres, os padioleiros e outros profissionais, que à custa de muito sacríficio, salvaram centenas de vidas.

Dentro da narrativa proposta neste trabalho, nos apropriamos dos testemunhos de todas essas personagens, muitos já organizados nas pesquisas acadêmicas, colhido pel história oral, ou publicadas como memórias, as quais nos preocupamos em referendar. Mas o enfoque maior foi dado aos Diários de Guerra dos combatentes, impressos ou manuscritos, redigidos no front ou nos acampamentos, Tais documentos foram as fontes primeiras que nortearam a tese de doutourado defendida na UFSC em 2009. Portanto, a pesquisa de hoje é uma adaptação, quando buscamos mostrar aso leitores o que aconteceu ao soldado brasileiro ferido, desde a sua locomoção, tipos de medicamentos e a tratamentos a que foram submetidos e como esses homens retornaram ao Brasil. São aspectos instigantes que ilustram e devem emocionar nossos leitores.

Contato com a Autora:
Fone: (41) 3244-2692
E-mail: clrigoni@terra.com.br