João Barone
Da Glória ao Esquecimento...

18 de dezembro de 2009

Hitler: ascensão ao poder


A ascensão de Hitler ao poder teve início num período em que o país da Alemanha vivia momentos turbulentos, na época a Alemanha estava pagando suas dividas de guerra e há pouco tinha saído da crise mundial de 1929, esse era exatamente o momento mais propicio para revoltas e para novos partidos crescerem, pois o povo alemão estava numa moral extremamente péssima, o país começava a querer se recuperar de todos os danos que havia sofrido, era nesse momento que as pessoas começaram a se juntar com partidos, pois estavam dispostos a achar um meio de sair de toda a confusão e assim, reerguer o país.

Logo que terminou a Primeira Guerra Mundial, Hitler ficou trabalhando como espião do exército alemão, e sua função era de se infiltrar em partidos recém-fundados, e levar informações aos militares. Sua primeira tarefa foi a de se infiltrar e recolher informações sobre o Partido dos Trabalhadores e levar até os seus superiores. Porém, após a ida em algumas das reuniões do partido, Hitler se identificou com suas ideias e ideologias e acabou saindo do serviço de espião e começando a ingressar no meio político.

Hitler começou a se destacar nas reuniões por causa de seu grande talento de orador, e logo foi eleito para o comitê executivo do partido, em certa ocasião, como o partido não tinha muita visibilidade nem era muito grande, ele decidiu arriscar, gastar todo o dinheiro de que o partido obtinha, 7 marcos (moeda alemã), num anúncio de jornal, onde ele chamava as pessoas para assistirem a uma das reuniões do partido.  Na reunião, 70 pessoas compareceram, um feito muito grande, já que o partido não era muito grande, um recorde para partidos daquele porte. Apenas por meia hora Hitler discursou e as pessoas o aplaudiram com grande entusiasmo. Com essas reunião o partido recolheu 300 marcos, e depois disso, com essa tática o partido cresceu e tomou proporções muito grandes.

Nas eleições de 1930, o Partido dos Trabalhadores, que agora era o Partido Nazista, conseguiu 107 lugares no Reichstag (Parlamento Alemão), o partido conquistou mais de 18% dos votos, tornando-se o segundo maior da Alemanha.

Nas eleições presidenciais de 1932, Hitler concorreu com o Marechal-de-campo Paul Von Hindenburg, acabou perdendo.

Por causa das confusões trazidas pelas eleições, Hindenburg demitiu o seu governo e nomeou um novo, sob a orientação e comando de Franz von Papen, este logo convocou novas eleições para o parlamento, o Partido Nazista tendo um resultado ainda melhor, conseguiu 230 lugares no Reichstag, passando a ser o maior partido alemão.

Após estes episódios, Papen propôs a Hitler uma aliança política. Hitler aceitaria se algumas de suas exigências, incluindo ser nomeado Chanceler, fossem aceitas e feitas.

Pouco tempo depois, o presidente Hindenburg faleceu, Hitler num jogo rápido, conseguindo permissão do parlamento, que era constituído na maioria por nazistas, para usar de poderes emergênciais para permanecer no poder, ele num jogo de cintura, acabou se tornando presidente, e unindo o cargo de Chanceler com o de Presidente, tornando-se o Füher da Alemanha.


Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: