João Barone
Da Glória ao Esquecimento...

11 de outubro de 2010

Associação Nacional de Veteranos da FEB - Seção de Porto Alegre - RS


Localizada na rua João Pessoa, nº 567, no centro de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Associação de Veteranos da FEB (Força Expedicionária Brasileira) da capital gaúcha preserva um rico acervo sobre a FEB e a passagem dos soldados brasileiros na Itália.

Junto ao 3° Regimento de Porto Alegre, a associação está instalada numa casa de dois pisos, nas suas salas possui várias fotos da guerra, reportagens da época, e pertences dos febianos, tudo isso com o objetivo de manter viva a história dos heróis brasileiros que combateram na Segunda Guerra Mundial. Na associação encontram-se quatro volumes de uma coleção de livros nos quais estão listados todos os gaúchos que foram para a guerra, com informações específicas, patente, regimento, batalhão, data de ida, data de retorno, ou data de óbito, as medalhas com qual foi condecorado e, muitas outras.

A associação além da casa, também possui um salão onde realiza confraternizações, para que possam discutir assuntos pertinentes, e para realizarem almoços e jantares.

O veteranos Pedro Paz, e sua esposa Yole, fazem parte da associação, é esse o casal que inspirou a música de Vicente Celestino, Mia Gioconda, famosa no Brasil inteiro. O casal também esteve presente na Inauguração do Monumento Tenente Miguel Pereira.
O Portal Segunda Guerra foi recebido na associação pelo Diretor de Patrimônio da mesma, o veterano Ramon de Alemida Ferreira, que contou sua passagem pela guerra, e a história da Associação de Veteranos da FEB de Porto Alegre.

A associação ainda se faz presente em muitos eventos, e continua organizada. Porém, igualmente a quase todas as outras, se ve pouco assistida pelo poder público. Vinte e cinco veteranos da seção de Porto Alegre estarão presentes no 22º Encontro Nacional de Veteranos da FEB, que será realizado na cidade catarinense de Jaraguá do Sul, entre os dias 13 e 15 de novembro de 2010.


Galeria de Fotos
(Clique nas fotos para visualizar no tamanho original)

O Veterano Ramon de Alemida Ferreira,
Diretor de Patrimônio da associação,
sinaliza uma foto do General Mascarenhas de Moraes

Salão da associação

Acervo da associação
 
Acervo da associação

Acervo da associação

Acervo da associação

Veterano Pedro Paz e Yole, o casal que inspirou
a música Mia Gioconda, de Vicente Celestino


Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Fernando Cunha disse...

Saudações amigos,
Meu nome é Fernando Cunha, moro em Imperatriz Maranhão, e quando criança, meus pais tinham um grande amigo, infelizmente falecido em 1967, e dele ouviamos histórias que contava da II Guerra, pois o mesmo se apresentava como pracinha. Está enterrado no cemitério municipal São João Batista, aqui em Imperatriz Maranhão. Seu nome era Edgar Goes Pinto, e era gaúcho, fica como informação para pesquisas dos senhores deste nome.

Abraços...

Fernando Cunha

Unknown disse...

Olá pessoal meu nome é Lusineide Pereira Franco esposa de Newton Franco ex combatente de guerra de 1945,hoje com 87 anos ainda lúcido nos conta muitas historias, por isso peço ajuda para que ele possa seja reconhecido por esta associação e claro sabermos se ele tem algum direito a benefício da aeronáutica ou até mesmo.do governo Federal,como ser isento do imposto de renda. Esperamos respostas.Desde já agradecemos pela atenção.