João Barone
Da Glória ao Esquecimento...

13 de novembro de 2010

Abertura do 22º Encontro Nacional de Veteranos da FEB


Hoje, 13 de novembro de 2010, sábado. Realizou-se a abertura do 22º Encontro Nacional de Veteranos da FEB, na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.
Com a presença de 65 veteranos da Segunda Guerra Mundial, dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Pará, Espírito Santo e Mato Grosso.

Fez-se presente, também, o historiador italiano Giovanni Sulla, que participou dos documentários “O Lapa Azul” e “A Cobra Fumou”. Um dos maiores estudiosos da FEB no mundo inteiro, conhecido e respeitado por todos.

O Sr. Mário Pereira, guardador do Cemitério de Pistóia, na Itália, onde foram enterrados os pracinhas brasileiros mortos em combate, que mais tarde seriam transferidos para o Rio de Janeiro.

A presença do grupo “FEB – Reenactors” também se mostrou efetiva, a participação de seus integrantes, vestidos como soldados da FEB, foi bastante notada e importante, pois representou os combatentes do Brasil de forma respeitosa e realista.

A entrada das bandeiras das associações da FEB do Brasil, ao som de um emocionante coral infantil, carregadas por veteranos de todo o país, foram motivos de grandes aplausos e fortes sorrisos de todos os participantes, tornando-se um momento símbolo do evento.

Um excelente cerimonial foi apresentado pelo evento, textos emocionantes sobre os pracinhas foram citados, tendo como homenagem única, a Força Expedicionária Brasileira e seus veteranos.

O Portal Segunda Guerra dá os parabéns a cidade de Jaraguá do Sul, a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, a Associação Nacional de Veteranos da FEB – Seção de Jaraguá do Sul e a todos os envolvidos na realização desse evento.

Continue acompanhando! O Portal Segunda Guerra continuará cobrindo e transmitindo informações sobre o evento!


Vídeo da entrada das bandeiras das Associações de Veteranos da FEB do



Galeria de Imagens








Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Zenaide Maria Tavares Duboc disse...

Parabéns aos valentes Veteranos da gloriosa FEB e aos organizadores do belíssimo Encontro.
Muito me emocionei assistindo o vídeo. Infelizmente não pude comparecer . Recebam meu abraço e minha admiração.
Zenaide Duboc - Filha do Veterano da FEB - Major Álvaro Duboc Filho

Portal Segunda Guerra disse...

É muito importante homenagear os veteranos, e nunca deixar que suas histórias se percam. Mas é preciso também lembrar os parentes dos veteranos que ajudam a deixar a História gloriosa da FEB viva.
Parabéns Zenaide, você é muito importante para a História do Brasil e da FEB!