João Barone
Da Glória ao Esquecimento...

22 de janeiro de 2010

Ribbentrop, um ministro do exterior sob medida para Hitler

Nascido em Wessel em 1893, Joachim von Ribbentrop estudou na Alemanha e na Suíça. Com a declaração da Primeira Guerra Mundial, retornou para a Alemanha para participar da frente oriental. Foi condecorado com a Cruz de Ferro, promovido a tenente e enviado para Constantinopla.

Em 1918, retomou suas atividades comerciais. Casou-se com a herdeira da fábrica de champanhe Henkell, dedicando-se aos negócios. ambicioso e arrogante, provou ter parentesco com uma tia distante da família Ribbentrop somente para adquirir o título de nobreza "Von". Conheceu Hitler em 1930 e, em 1932, filiou-se a seu partido, travando amizade com Franz Von Papen, Já Joseph Goebbles tinha-lhe grande antipatia, pois considerava-o um aproveitador. Ribbentrop esforçava-se em mostrar que era um nazista fanático. Por ter relações de trabalho no exterior, dominava vários idiomas, mas desconhecia as relações internacionais. Isso não impediu que Hitler, a quem bajulava, o adotasse como conselheiro em questões internacionais.

Em 1933, com os nazistas no poder, foi enviado para a Inglaterra, onde se reuniu com o ministro Ramsay MacDonald e, em 1934, adquiriu um cargo diplomático paralelo ao do ministro de Assuntos Exteriores Konstantin von Neurath. Hitler encaregou-o de algumas tarefas secundárias relacionadas à Comissão de Desarmamento, e ele viajou a Paris, Londres e Roma, com a intenção de convencer as potências de que a Alemanha não tinha a intenção de tornas-se uma potência militar. Rm 1935, foi nomeado ministro plenipotenciário, encarregando-se de negociar um acordo naval com a Grã-Bretanha e o Pacto Antikomintern. Por serem questões complexas, Neurath temia que a falta de preparo de Ribbentrop as conduzisse ao fracasso. Entretanto, o ministro conseguiu o que planejava: ganhasr a confiança de Hitler. Soube aproveitar a simpatia que o nazismo despertava nas altas camadas da sociedade britânica para articular que ingleses influentes interessados em conhecer o Füher - a quem consideravam a melhor barreira contra o avanço comunista - visitassem a Alemanha. Em 1936, Hitler nomeou Ribbentrop embaixador em Londres, com a missão de conseguir uma aliança com a Grã-Bretanha, o que não deu resultados. Apesar disso, em 4 de fevereiro de 1938, foi nomeado ministro de Assuntos Exteriores, por ser leal e partidário de guerra.

Tentando isolar a Inglaterra, Ribbentrop conduziu as negociações do pacto com a URSS, conhecido como Ribbentrop-Motolov: assim como o pacto tripartite entre Alemanha, o Japão e a Itália. Durante a Segunda Guerra Mundial, convenceu vários governos a derpotarem os judeus a fim de exterminá-los.
Depois da derrota na guerra, refugiou-se numa pensão em Hamburgo. Foi encontrado e preso pelo Exército britânico na noite de 14 de junho de 1945. Processado e acusado de crimes contra a paz e genocídio, foi julgado pelo tribunal de Nuremberg e condenado à morte. Foi o primeiro líder nazista a morrer enforcado, em 16 de outubro de 1946. [G.C]

FONTE: Coleção 70º Aniversário da II Guerra Mundial Nº 01


Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: