João Barone
Da Glória ao Esquecimento...

11 de janeiro de 2010

Tenente Miguel Pereira


Ten. Miguel Pereira nascido no ano de 1918, em Passo Fundo-RS, lutou na Segunda Guerra Mundial, no teatro de operações do Mediterrâneo, fazendo parte da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Em 1938 fez parte do 3º/8º Regimento de Infantaria em Passo Fundo-RS. Em sua transferência para o Rio de Janeiro cinco anos mais tarde, tornou-se monitor no Centro de Instrução Especializada.

Quando soube da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, foi voluntário. Fez parte do Grupo-Rádio da 1ª Companhia de Transmissões, subordinada ao Comando da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE). Foi Miguel Pereria quem transmitiu para todas as tropas brasileiras, através do código morse, a notícia de que a Alemanha Nazista havia se rendido.

Ao fim da guerra, Miguel tornou-se o responsável pelo cemitério de Pistóia, na Itália, onde todos os soldados brasileiros mortos em combate foram enterrados. O passofundense veio a falecer no ano de 2003, autalmente, quem cuida do cemitério é seu filho, Mário Pereira.

Em 2008, foi realizada a inauguração do monumneto em sua homenagem, na Piazza Itália, na rua Texeira Soares, em Passo Fundo. A família de Miguel e veteranos da FEB se fizeram presentes no evento, contando ainda com autoridades locais.


Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: