João Barone
Da Glória ao Esquecimento...

21 de dezembro de 2009

Dia D


Dia D, assim foi denominada a mais importante operação militar do mundo, onde as tropas aliadas desembarcaram nas praias de Utah, Omaha, Sword, Juno e Gold na Normandia, França. Essa operação ocorrida no dia 6 de junho de 1944, marcou o início da recuperação da França por parte dos Aliados, pois anteriormente, ela havia sido dominada pelas forças alemãs em 1940.

O Dia D, considerado um dos símbolos da Segunda Guerra Mundial, também foi uma das batalhas mais sangrentas e sofridas da guerra toda.

A estratégia montada pelo general supremo americano, Dwigh D. Eisenhower juntamente com uma série de generais, ingleses, americanos, canadenses, ingleses, franceses e outros.

A estratégia consistia num desembarque nas praias da Normandia, antecedidos por saltos de paraquedistas em pontos estratégicos e bombardeios aéreos. As operações começaram cedo da manhã. A invasão ocorreu num dos pontos menos esperados, os alemães previam uma invasão, mas não sabiam aonde nem quando esta ocorreria.

Houve muita dificuldade nos desembarques, porque desciam já na mira do inimigo, por essa razão foi necessária uma boa estratégia e uma grande quantidade de soldados.

Depois de tomadas as praias, os Aliados obtiveram de um bom avanço a dentro da França, contraindo ainda mais as forças do Eixo para dentro do continente.

Mapa usado nos planos do Dia D.


Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: