João Barone
Da Glória ao Esquecimento...

17 de dezembro de 2009

Tratado de Versalhes


Com a derrota na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha e os países derrotados tiveram de arcar com as consequências, principalmente a Alemanha.

Com o término da guerra foi realizado o Tratado de Versalhes na cidade francesa de Versalhes, esse tratado impôs a Alemanha várias restrições, tanto militares como econômicas e políticas. Ficou decidido no tratado que a Alemanha deveria reduzir seu contigente militar a 100.000 soldados, deveria pagar indenizações a alguns dos países vencedores, sua força aérea (Luftwaffe) deveria ser desabilitada, sua marinha foi restringida a poucos navios, não poderia ter armamento pesado de guerra, também não poderia ocupar a Renânia a região de fronteira com a França e muitas outras restrições.

Como o país estava pagando indenizações em razão da guerra, quando estourou a chamada crise de 29, que foi uma das maiores crises mundiais, o crack de 1929. Que abalou países inteiros, como a Alemanha, na época da crise 1 dólar americano, equivalia a 4 trilhões, 210 bilhões e 500 milhões de marcos. A crise tomou tão grandes proporções que muitas pessoas morreram de fome em muitos países.

Logo após a crise mundial, o país alemão se tornou uma bagunça, pois mesmo havendo um partido no comando do país, o governo não era sólido nem muito tradicional, depois da Primeira Guerra Mundial houve um grande surgimento de partidos pequenos, geralmente radicais, e por isso a bagunça, os partidos iam as ruas e entravam em confrontos uns com os outros.
                                                                                                                      




Representação da assinatura
do Tratado de Versalhes.


Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: