João Barone
Da Glória ao Esquecimento...

24 de dezembro de 2009

Operação Barbossa


A invasão da URSS aconteceu no dia 22 de junho de 1941, a invasão estava prevista para antes, mas como Mussolini havia solicitado ajuda a Hitler, pois tentou invadir a Grécia através da Albânia, só que possuía de um exército extremamente debilitado, com isso, os gregos estavam prestes a tomar a Albânia, ao invés de serem dominados, por essa razão, a Alemanha teve de adiar seus planos em relação a URSS, para poder enviar ajuda aos italianos.

Mas no dia 22 de junho, finalmente é realizada a Operação Barbossa, considerada a maior e mais feroz campanha militar já realizada. Hitler tinha a pretensão de alcançar suas expectativas na URSS antes de seu rigoroso inverno, pois sabia que os soldados alemães não estavam acostumados a aquele frio, diferentemente dos russos.

A invasão da União Sovética, marcou o rompimento do acordo estabelecido pelas duas nações quando houve a invasão da Polônia, esse acordo, conhecido como Motolov-Ribbentrop, selava a não-agressão entre ambos os países.

A ofensiva alemã, consistia de três exércitos principais no front russo, o Norte, que o objetivo era alcançar e dominar a Lituânia e a Letônia e a região da cidade de Leningrado, o Centro, que teria como objetivo a capital soviética, Moscou, visando um ataque mais direto, e o Sul, que visava alcançar os campos de trigo da Ucrânia e os reservatórios de petróleo do Cáucaso.

O avanço foi rápido, cruzando com várias tropas, incluindo tropas de elites de blindados, os alemães obtiveram sucesso nas primeiras horas, porém quando o ataque contra Moscou, os alemães pensaram estar preparados porém, a vantagem numérica dos russos era considerável, depois da ineficássea do ataque, o Exército começou definitivamente uma reação, como os alemães não tinham alcançado o sucesso desejado até aquele momento, o inverno chegou e acabou com a maioria dos planos de Hitler, pois os soviéticos possuíam de uma vantagem, eram acostumados com o clima muito frio, diferentemente dos alemães, que por essa razão começaram a ter retiradas não previstas.

Durante o período de vitórias da Alemanha, os alemães haviam dominado um território equivalente a mais de quatro vezes maior do que a Grã-Bretanha, iniciando algumas das batalhas mais sofridas e sangrentas de toda a guerra, um exemplo é o cerco de Leningrado, que matou milhares de civis. A batalha sangrenta de Stalingrado também iniciou-se também nesse período, e terminando apenas alguns anos depois.


Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

Unknown disse...

Desculpe mas o nome correto não seria OPERAÇÃO BARBAROSSA?