João Barone
Da Glória ao Esquecimento...

28 de dezembro de 2009

A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial


Brasil teve sua participação no maior conflito que a humanidade já viu, os brasileiros mesmo tendo um papel pequeno na guerra, foram considerados um dos melhores exércitos. As primeiras tropas brasileiras desembarcaram em Nápoles na Itália, chamado de 1º escalão da FEB (Força Expedicionária Brasileira), os navios que levavam os brasileiros eram escoltados por navios de combate americanos e britânicos, os pracinhas do Brasil receberam um treinamento muito precário, porém em seus combates se mostrou muito eficiente contra as tropas do Eixo.
O Brasil entrou na guerra ao lado dos Aliados, combatendo assim contra as forças do Eixo, que era constituído pelos países da Alemanha, Itália, Japão dentre outros. O Brasil depois que ocorreu o ataque a base naval americana de Pearl Harbor, cortou suas relações diplomáticas com o Eixo, isso causou discussão dentre o governo, pois o Brasil estava próximo comercialmente e diplomaticamente com os EUA, e distante da Alemanha e da Itália, dois países que tinham um regime muito parecido com o do Brasil, bem ao contrário dos EUA, que havia entrado na guerra ao lado dos Aliados, que lutava por uma causa liberal.

O Brasil estava num dilema, apoiava os países que tinham as mesmas ideologias que ele, ou apoiava os EUA, um país que traria grande vantagem econômica pro Brasil, sem contar que os EUA poderiam ajudar o Brasil a tomar uma posição de mais importância no cenário mundial, claro se eles ganhassem a guerra.

Dentro do governo brasileiro, haviam dois grupos, um que era a favor da entrada do Brasil na guerra junto dos Aliados, e outro que apoiava uma aliança com o Reich Nazista. Isso causou grande polêmica e discussão. Mas quando houve o corte de relações diplomáticas com os países do Eixo o Brasil, exportou matéria-prima, que servia para a fabricação de materiais bélicos, exclusivamente aos EUA, com isso a aproximação foi inevitável, a matéria-prima que era vendida aos americanos, na maioria se transformava em equipamentos de guerra, aviões, armas etc. Isso tudo ia direto para o Note da África, onde as tropas do eixo começavam a ficar em desvantagem, isso causou revolta dentre o governo alemão, por esse motivo Hitler mandou que fossem atacados navios mercantes brasileiros, navios esses que levavam a matéria-prima aos EUA, com isso o Brasil no dia 22 de agosto de 1942 declara estado de beligerância em todo o território em relação a Itália e a Alemanha, nove dias depois o Brasil declara guerra.

Inicialmente, foi cogitado um envio de tropas brasileiras para o Norte da África, para que servisse de apoio aos ingleses que lá estavam lutando, depois de muita discussão e avaliação, foi decidido que o melhor lugar para as tropas brasileiras seria a Itália, onde as tropas do Brasil fariam parte de um exército americano. Mas o problema era que as tropas brasileiras, não tinham o mínimo de preparo para essa guerra, para isso vieram instrutores americanos para coordenar o treinamento do exército e a força aérea. Através de acordos o Brasil recebeu algumas aeronaves americanas para utilizar em combate.

As tropas brasileiras desembarcaram na cidade de Nápoles, na Itália. Lutando com extrema bravura, a FEB, conquistou pontos importantes alemães, pontos que eram usados na maioria pela artilharia do exército nazista, que impedia a passagem das tropas americanas para o resto do continente europeu.


Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: