João Barone
Da Glória ao Esquecimento...

19 de setembro de 2010

Museu Olívio Otto


Fachada do Museu Olívio Otto
Localizado na Avenida Flores da Cunha, 1246 - Centro, na cidade de Carazinho, o museu Olívio Otto, possui dois núcleos, um Histórico e Cultural e o outro de Ciências Naturais. Com várias tipos de peças, o foco do museu se direciona para o município de Carazinho.

Reunindo peças de extrema importância Histórica Científicas para a região, também possui um acervo envolvendo a Segunda Guerra Mundial, com capacetes e armamentos usados no conflito, como o Capacete M1, empregado pelas forças estadunidenses e brasileiras durante o ocorrido.

O museu possui em seu acervo também bonecos de cera, dentre os quais estão representados: o ditador italiano durante a Segunda Guerra Mundial, Benito Mussolini, e o nazista Adolf Eichmann, que era responsável no III Reich pela logística de extermínio dos indesejados, além de Tenente-Coronel da SS.

Algumas das peças do qual o museu disponibiliza são doações do veterano da FEB, Sezefredo Marcondes Castilhos, natural de Carazinho, possuía um galpão na cidade com peças da Segunda Guerra mundial, e de sua passagem na Itália como soldado da gloriosa Força Expedicionária Brasileira, mas que com uma forte chuva e um forte vento desabou, se perdendo parte de seu acervo, assim, parte do que restou, ele doou para o museu, onde permanece até hoje.

O patrono do museu, Olívio Otto, foi um personagem importantíssimo na História da cidade de Carazinho, sendo Comissário de Polícia, Delegado da cidade, interventor municipal durante a Segunda Guerra Mundial, criador do Tiro de Guerra, fundador e membro da Banda Carazinhense, entre outros.


Galeria de Fotos
 (Clique nas fotos para visualizar no tamanho original)

Boneco de cera do nazista Adolf Eichmann

Boneco de cera do ditador italiano
Benito Mussolini

Texto sobre a Segunda Guerra Mundial,
parte do acervo do museu

Equipamentos usados pela FEB

Capacete M1 usado pela FEB e, pelas forças estadunidenses
durante a Segunda Guerra Mundial

Cantil usado pela FEB


Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: