Fachada do Museu Olívio Otto |
Localizado na Avenida Flores da Cunha, 1246 - Centro, na cidade de Carazinho, o museu Olívio Otto, possui dois núcleos, um Histórico e Cultural e o outro de Ciências Naturais. Com várias tipos de peças, o foco do museu se direciona para o município de Carazinho.
Reunindo peças de extrema importância Histórica Científicas para a região, também possui um acervo envolvendo a Segunda Guerra Mundial, com capacetes e armamentos usados no conflito, como o Capacete M1, empregado pelas forças estadunidenses e brasileiras durante o ocorrido.
O museu possui em seu acervo também bonecos de cera, dentre os quais estão representados: o ditador italiano durante a Segunda Guerra Mundial, Benito Mussolini, e o nazista Adolf Eichmann, que era responsável no III Reich pela logística de extermínio dos indesejados, além de Tenente-Coronel da SS.
Algumas das peças do qual o museu disponibiliza são doações do veterano da FEB, Sezefredo Marcondes Castilhos, natural de Carazinho, possuía um galpão na cidade com peças da Segunda Guerra mundial, e de sua passagem na Itália como soldado da gloriosa Força Expedicionária Brasileira, mas que com uma forte chuva e um forte vento desabou, se perdendo parte de seu acervo, assim, parte do que restou, ele doou para o museu, onde permanece até hoje.
O patrono do museu, Olívio Otto, foi um personagem importantíssimo na História da cidade de Carazinho, sendo Comissário de Polícia, Delegado da cidade, interventor municipal durante a Segunda Guerra Mundial, criador do Tiro de Guerra, fundador e membro da Banda Carazinhense, entre outros.
Galeria de Fotos
(Clique nas fotos para visualizar no tamanho original)
Equipamentos usados pela FEB |
Capacete M1 usado pela FEB e, pelas forças estadunidenses durante a Segunda Guerra Mundial |
Cantil usado pela FEB |
Nenhum comentário:
Postar um comentário