João Barone
Da Glória ao Esquecimento...

28 de setembro de 2010

VI Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares


Enviada por Telmo Fortes - Vice-presidente e executivo do Encontro.
 
Cartaz do VI Encontro
Brasileiro de Preservadores de
Viaturas Militares - VI EBPVM
A Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares - ABPVM - presidida por Marcos Cesar Spinosa informa que o VI Encontro da entidade irá ocorrer entre os dias 13 e 15 de novembro, na cidade de Jaraguá do Sul SC.

Conforme ficou acordado na assembléia geral realizada no V Encontro, em Curitiba, doravante os eventos de caráter nacional irão acontecer em pontos diversos do pais, cabendo ao clube anfitrião promover o mobiliamento do parque moto, de modo a desonerar os associados dos demais estados da custosa e difícil obrigação de transportar suas viaturas até a cidade sede.

Na última reunião da diretoria, ocorrida em 12 de setembro no Rio de Janeiro, ficou decidido igualmente que o encontro passa a ser denominado "Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares, e não mais Encontro Brasileiro de Viaturas Militares Antigas.

Para a proxima edição, a ABPVM pretende homenagear os pracinhas brasileiros que lutaram na Campanha da Italia em 44/45, através do Grupo Histórico FEB, criado por João Barone no âmbito da entidade. Por essa razão, o encontro dar-se-á concomitantemente ao 22 Encontro de Veteranos da FEB que terá lugar na valorosa cidade catarinense.

O Acampamento receberá o nome do 1° tenente Adhemar da Costa Machado foi oficial da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionaria (Regimento Ipiranga) tendo participado de toda a Campanha Italiana, e pai do atual comandante da 5ª Região Militar, general-de-divisao Adhemar da Costa Machado Filho, um dos grandes apoiadores do movimento preservacionista. O barracamento e a exposição tomarão espaço da antiga estação ferroviária de Jaraguá do Sul, hoje Centro Cultural e Museu da FEB.

Para lá convergirão as viaturas dos clubes catarinenses, capitaneadas pela Companhia de Preservadores de Viaturas Militares Indestrutiveis e seus pelotões orgânicos, Pelotão Pégasus, Pelotão Civico do 14° BC, Pelotão Linx, Pelotão Geral de Transportes, além do Pelotão Antares, sediado no Rio Grande do Sul e dos camaradas da Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas, que formarão comboios para atingir o local.

Associados do Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e da Itália, além dos já citados, confirmaram presença.

Estarão prestigiando o importante evento, a prefeita municipal sra. Cecilia Konell, os generais Tulio Cherem, Comandante Militar do Sul (sócio honorário da ABPVM); general Adhemar da Costa Machado Filho (da Região e 5ª Divisão de Exército) e general Decio dos Santos Brasil, comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, de Florianópolis, e demais autoridades militares da área.

Os encontros da ABPVM são os mais importantes eventos do gênero, na America Latina.


Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: